Abrir e estruturar uma empresa exige cumprir uma série de burocracias. Uma delas é ter um endereço fiscal válido. Já o endereço comercial da empresa pode ou não ser no mesmo local. Qual a diferença?

 

Endereço Fiscal e Endereço Comercial

Endereço Fiscal

O Endereço Fiscal ou Domicílio Fiscal é uma exigência da legislação brasileira para comprovar a existência da empresa junto aos órgãos públicos e obtenção do CNPJ. É ele que irá constar na emissão da nota fiscal, razão social da empresa e para o recolhimento dos impostos.

 

Endereço Fiscal Virtual

 

Endereço Comercial

O endereço comercial é aquele onde se dará a operação da empresa. É este endereço que será divulgado nos cartões de visitas, panfletos e outros materiais de publicidade.

Qual a diferença? Os endereços precisam ser iguais?

O endereço fiscal não precisa ser o mesmo local do endereço comercial. A empresa pode rodar sua operação em um local e registrar o endereço fiscal em outro. Ou, se preferir, pode ter o endereço fiscal no mesmo local do endereço comercial.

A única diferença é que um é para atender o fisco e registro em órgãos públicos (endereço fiscal) e o outro é o local físico que abrigará a operação da empresa (endereço comercial).

Por exemplo, a empresa pode ter um endereço fiscal registrado no local “A”, que não é muito apresentável ou prático para receber clientes ou rodar sua operação. Então ela opta por alugar um imóvel em outro endereço “B”, mais conveniente, onde receberá clientes, venderá produtos e rodará sua operação. Neste exemplo, portanto, o endereço “A” é o domicílio fiscal e “B” é o endereço comercial.

Futuramente essa mesma empresa, por questões práticas, pode optar por juntar os dois endereços no mesmo local do imóvel alugado.

Pessoas que trabalham em casa (home-office), por exemplo, podem não conseguir abrir a empresa no local onde moram, pois o zoneamento daquela região pode não permitir (zona residencial). Nesta situação é possível contratar os serviços de um Escritório de Coworking ou Escritório Virtual, que oferecem o serviço de endereço fiscal virtual em seus espaços compartilhados. Essas empresas também oferecem o serviço de endereço comercial, alugando salas por hora para que os clientes sejam recebidos em endereço de prestígio e escritórios alto padrão.

 

Coworking permite alugar endereço fiscal e virtual

 

Vantagens dos escritórios de Coworking

Escritórios de Coworking e espaços compartilhados de trabalho são uma tendência na nova dinâmica corporativa. O custo e envolvimento para se montar um escritório próprio pode ser proibitivo para um empreendedor em início de atividade. Ao mesmo tempo, a empresa precisa de um endereço fiscal para registro nos órgãos públicos. A solução é contratar o serviço de endereço fiscal virtual oferecido por uma empresa de Coworking. Desta forma, um empreendedor que trabalha de casa pode divulgar sua empresa/negócio como tendo um endereço de prestígio. Em situações em que seja necessário receber um cliente, parceiro ou colaborador, pode alugar uma sala de reunião por hora em ambiente profissional e de alto padrão, apresentando o espaço como se fosse seu.

O modelo de Escritório Compartilhado faz parte de uma nova dinâmica de trabalho que vem crescendo, como reflexo da economia compartilhada, que permite uma redução de custos considerável, já que toda a estrutura de custos do espaço é rateada (sala de reunião, secretária, infraestrutura completa, etc.). Não só as pequenas empresas e profissionais liberais estão aderindo ao conceito, como também médias e grandes empresas.

 

Domicilio Fiscal em Escritório Compartilhado

 

Conheça o Plano Virtual Office da Infinity Business Network

O Coworking Alphaville Infinity Business oferece planos de Escritório Virtual com ISS reduzido em Alphaville, Barueri – SP. Veja as vantagens abaixo:

Virtual Business Plan – Endereço Comercial e Fiscal

  • Endereço corporativo de prestígio, com ISS reduzido, para fins comerciais e fiscais;
  • Linha telefônica privada com atendimento bilíngue personalizado, caixa postal com acesso remoto e redirecionamento de ligações;
  • Caixa de correspondência exclusiva. Acesso em horário comercial a área comum da Infinity com cerca de 500 m2 (recepção/ café/ salas de reunião/ auditório/ banheiros/ copas/ depósitos/salas de reunião, treinamento e showroom – ver galeria de fotos);
  • Incluso 04 horas mensais gratuitas para utilização da área de coworking. Acesso a serviços sob demanda de secretariado/ courier/ concierge/ organização de eventos, estacionamento com manobrista, entre outros.

A partir de R$ 300 / mês por estação de trabalho. Entre em contato para saber mais